A pedagogia progressista se baseia numa analise critica da realidade
social e está dividida em libertadora, libertária e crítico-social dos
conteúdos.
A libertadora valoriza a experiência e a realidade
em que o educador e o educando vivem, pois são fundamentais para a prática
educativa. É através da percepção do mundo que se constroem os conceitos e os
significados sobre a realidade que influenciarão as leituras e
ressignificações. A visão de Paulo Freire se faz presente nela.
A libertária acredita que a escola seja capaz de
transformar a personalidade do aluno. Ela afirma que o individuo é um
produto social, sendo seu desenvolvimento realizado no coletivo, sendo a
autogestão o conteúdo do método. O aluno possui a liberdade de escolher se vai
ou não trabalhar, tendo seu interesse pedagógico baseado nas necessidades
individuais ou do grupo.
A critico-social de conteúdos destaca a escola como
sendo um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto. Os métodos
desenvolvidos se dão através da experiência do aluno. Eles são divididos em:
- Métodos ativos: existe a participação
integral do aluno, sendo sua ação didática fundamentada nessa atividade
continua.
- Métodos ativos individualizados: atende
as necessidades individuais de acordo com a possibilidade e realidade do
educando, procurando ajustar o ensino, adaptando-o a capacidade do aluno.
Entre os que adotam esse método está Montessori que busca proporcionar a
criança atividades capazes de desenvolver o auto-domínio nas crianças. E o
Plano Dalton que atende as diferenças individuais respeitando a liberdade
de cada um, possibilitando a livre escolha e a autodeterminação do aluno.
Não há uma aula formal e nem reprovações, assim como não tem horários
específicos. Todavia, apenas os alunos acima de nove anos escolarizados
que são atendidos.
- Métodos ativos socializados: Permite a
socialização do educando através de uma ação didática e de interesses e
associação de ideias. Inicialmente o aluno deve conhecer os acontecimentos
do seu cotidiano para, posteriormente, através dele serem atingidas as
metas desejadas. Esse método propõe a ideia de um ensino globalizado,
baseado nos interesses dos educandos.
- Métodos ativos mistos: São
simultaneamente socializados e globalizados, já que atende as diferenças
individuais, socializando o educando. Engloba assuntos relacionados entre
si e ajuda na aquisição de novos conhecimentos, atitudes e habilidades
essências para a integração do meio físico e social.
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