sábado, 22 de março de 2014

DIDÁTICA E DOCÊNCIA.



Didática e Docência: aprendendo a profissão

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; et. al.
Didática e Docência: aprendendo a profissão
. Brasília: Líber Livros, 2009. p. 29-54

Parte 1
 –
Para compreender as bases do fazer docente
Sou sobrevivente de um campo de concentração.Meus olhos viram o que nenhuma pessoa devia presenciar.Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustrados,crianças envenenadas por médicos instruídos. Bebês mortospor enfermeiras treinadas. Mulheres e bebês mortos porginasíanos e universitários.Assim, desconfio da educação. Meu pedido é o seguinte:ajudem os seus discípulos a serem humanos. Os seus esforçosnunca deverão produzir monstros cultos, psicopatas hábeisou
eichmanns
instruídos.Ler e escrever, saber História e Aritmética só são importantesse servirem para tornar os nossos estudantes humanos.(Carta de um sobrevivente - BOLSANELLO, 1986, p. 206)Capítulo 1
 –
Fundamentos da prática docente: elementos quase invisíveisO estudo dos fundamentos da Didática ou das teorias que estão na base do fazer profissional doprofessor constitui o objetivo desta seção. Estes elementos nos possibilitarão compreender osdeterminantes históricos do fazer docente, proceder uma leitura crítica de nossa prática eredimensioná-la em função das concepções que construímos acerca da sociedade, da educação,da escola e do papel docente no processo de ensino e de aprendizagem.De início, é importante apreender que o projeto de educação, a forma de organização e defuncionamento da escola, bem como a ação didática dos professores, assumem diferentesformas no decorrer do tempo. Por vezes, apresentam mudanças substanciais, noutras, apenassuperficiais. São enfoques, movimentos, formatos, tendências, correntes, abordagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário